sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Reparação

Hoje, passou por cá a minha cunhada. Quando há 15 dias veio, o meu pai não a reconheceu (está a cegar) e ficou aborrecido com ele. Uns dias depois foi ao velório da irmã mais nova dela e encontrou lá uma sua antiga aluna, que também não reconheceu (porra a memória também está a ir).

Hoje,dizia eu, quando ela saiu o meu pai recordou-se de um dos muitos episódios. Um dia preparava-se ele para regressar a casa em Luanda, com a minha cunhada (que foi colega dele depois de acabar a sua licenciatura) quando já no portão da empresa em que trabalhavam apareceu o equivalente ao presidente da câmara.

Mesmo sem avarias já havia na altura muitas falhas de abastecimento e esta ameaçava ser mesmo grave.

Vinha procurar por ele para ver se conseguia reparar a central de comando da estação de bombagem e tratamento de água em Quifangondo. O meu pai lá foi. Os fins da tarde rapidamente passam a noite escura. Chegados à estação (o pai participou no seu surgimento e construção) o meu pai dirigiu-se com a minha cunhada para a central de comando e fez uma inspecção visual ao local tendo concluído que provavelmente o problema se resolveria se  um feixe de cabos fosse reparado. Um feixe constituído por algumas dezenas de fios (50 ou 60 desta ordem de grandeza).



Tirou o casaco e começou a fazer a reparação fio a fio pois não sabia que estava um francês (schlumberger?) a fazer uma manutenção nas instalações. Após alguns minutos surge o tal francês e ao ver o meu pai e a minha cunhada a fazer aquilo à unha diz que tem umas dúzias de fios que se podem simplesmente enfiar nos existentes permitindo ser mais rápido.

O meu pai aceita e continuam a fazer a reparação agora com este processo mais rápido.


Chegado ao fim deste processo o pai pede ao francês para ligar novamente a central e depois de tudo ter parecido passar bem, pede para proceder ao arranque. A coisa funcionou sem problemas. O curto circuito no tal feixe de cabos não tinha mais do que feito actuar as protecções.

Nenhum comentário: